liquido radiador subaru forester XT

Por que trocar o líquido de arrefecimento do Subaru é tão importante?

Os motores turbo da Subaru, como o famoso FA20DIT presente na Subaru Forester XT, trabalham com temperaturas elevadas e tolerâncias muito precisas. Por isso, o sistema de arrefecimento é uma das partes mais importantes para garantir durabilidade, desempenho e confiabilidade do motor.

Muitos proprietários lembram de trocar o óleo do motor, mas acabam esquecendo do líquido refrigerante. O problema é que um fluido velho pode causar superaquecimento, corrosão interna, quando perceber vai ter espuma café com leite no radiador.

O que acontece se não trocar?

Ignorar a troca do líquido de arrefecimento pode causar:

  • Superaquecimento
  • Formação de borra e resíduos
  • Corrosão interna no motor
  • Desgaste prematuro da bomba d’água
  • Problemas na válvula termostática
  • Aumento da temperatura da CVT
  • Danos no turbo por excesso de calor

Nos motores boxer turbo, manter a temperatura estável é ainda mais importante, já que o calor influencia diretamente a lubrificação e a durabilidade do conjunto.

De quanto em quanto tempo trocar?

A recomendação pode variar conforme o uso e o tipo de fluido utilizado, mas para uso normal no sul do Brasil, muitos especialistas recomendam:

  • Verificar o estado do fluido regularmente
  • Troca preventiva entre 40.000 e 60.000 km
  • Ou a cada 3 a 5 anos

Se o líquido estiver escuro, enferrujado ou com partículas, a troca deve ser feita imediatamente.

Vale a pena trocar a tampa do radiador?

Sim — e muita gente esquece disso.

A tampa do radiador é responsável por manter a pressão correta do sistema de arrefecimento. Essa pressão aumenta o ponto de ebulição do líquido refrigerante, ajudando o motor a trabalhar na temperatura ideal.

Uma tampa desgastada pode causar:

  • Perda de pressão
  • Superaquecimento
  • Vazamentos no reservatório
  • Entrada de ar no sistema
  • Funcionamento irregular da temperatura

No caso da Subaru Forester XT, um código OEM bastante utilizado é:

Trocar a tampa preventivamente após vários anos de uso pode evitar dores de cabeça e é um componente relativamente barato perto do custo de um reparo no motor.

Qual líquido usar no Subaru?

No Brasil o Subaru Super Coolant original, com tecnologia P-OAT, geralmente fica muito caro para a maioria dos propietarios de Suabru.

Entre as opções disponíveis no Brasil, o Motul Auto Cool Optimal é considerado uma excelente escolha para os motores Subaru turbo.

Ele possui tecnologia orgânica (OAT), boa proteção anticorrosiva e compatibilidade com motores modernos de alumínio, incluindo os boxer turbo da Subaru.

Muitos proprietários preferem o:

O importante é sempre:

  • Utilizar fluido de qualidade
  • Misturar apenas produtos compatíveis
  • Fazer a sangria correta do sistema
  • Evitar água comum da torneira

A sangria do sistema é importante?

Muito.

Os motores Subaru podem acumular bolhas de ar no sistema se o procedimento não for feito corretamente. Isso pode gerar:

  • Oscilação de temperatura
  • Ar quente falhando
  • Superaquecimento localizado
  • Funcionamento irregular da bomba d’água

Por isso, o ideal é utilizar:

Conclusão

Trocar o líquido de arrefecimento é uma manutenção simples, mas extremamente importante para preservar o motor boxer da Subaru.

Em modelos turbo como a Subaru Forester XT, manter o sistema de arrefecimento em perfeitas condições ajuda a proteger:

  • Motor
  • Turbo
  • CVT
  • Bomba d’água
  • Radiador
  • Mangueiras e juntas

E não esqueça: a tampa do radiador também faz parte da manutenção preventiva. Uma peça pequena pode evitar um problema grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima